domingo, 30 de maio de 2010

Desmatamento da Amazônia

Por Ana Paula Braga

A floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Conhecido mundialmente como o pulmão do mundo, possui um território rico de fauna, flora e recursos minerais e tem como principal problema o desmatamento ilegal e predatório. Pesca ilegal com grandes arrastões e fechamento de lagos, utilização de timbó, extrato retirado de plantas que mata os peixes; bem como Madereiras, instalam-se na região para cortar e vender troncos de árvores. Sem contar os fazendeiros que provocam queimaduras nas florestas para aumentar áreas de cultivo e as indústrias poluentes que também colaboram para a destruição das matas.

Outro grande problema é a biopirataria. Cientistas estrangeiros entram na floresta ilegalmente para obter amostras de plantas ou espécies animais. Levam estas para seus países, pesquisam e desenvolvem substâncias e registram patente, levando vantagem sobre o Brasil, que mais tarde teria que pagar, caso quisesse utilizar essas substâncias, cuja matéria prima é originária de seu próprio país.

Em 1990 o IBAMA compilou uma lista de animais em extinção no Brasil. A maioria das espécies é oriunda da Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Entre eles estão: 57 mamíferos, 108 aves, 9 répteis e 32 invertebrados.

Os problemas com o desmatamento preocupam cientistas e ambientalistas do mundo, pois em pouco tempo, podem levar a um desequilíbrio no ecossistema da região, colocando em risco a floresta.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More