sábado, 1 de maio de 2010

Trabalho da ONG Doe Seu Lixo:

Reciclagem e Coleta Seletiva Voluntária

O Brasil produz aproximadamente cerca de 100 mil toneladas de lixo por dia, sendo que cada cidadão gera em média 500 g desse total. Geralmente temos a concepção que lixo é tudo que não nos serve mais e tem que ser descartado. Mas a maioria do que julgamos ser lixo constitui-se como sendo material que pode ser reutilizado, ou seja, reciclado.
Através da reciclagem (reaproveitamento) os materiais separados poderão ser utilizados como matéria prima para a fabricação de um novo produto.
É aí que entra em cena a coleta seletiva de lixo, que na nada mais é que a separação e acondicionamento de materiais que podem ser potencialmente reciclados, como por exemplo: papéis, metais, plásticos e vidros, entre outros. Lembrando sempre que o lixo orgânico (restos de alimentos, cascas de frutas, legumes e folhas) devem ser separados do restante podendo ser transformado em adubo.

Para facilitar no processo de separação, usamos cores e símbolos em coletores específicos para cada material. Aqui segue uma lista dos materiais recicláveis e seus respectivos coletores:

PAPÉIS (azul) Jornais, papelão, papel de computador, papel de escrit'roio, papel branco, papel misto, revistas e impressos.

VIDROS (verde) Copos, garrafas, vidros coloridos, frascos de remédios e jarras.

PLÁSTICOS (vermelho) Embalagens de alimentos, de produtos de limpeza e de beleza, tampas, brinquedos e peças plásticas.

METAIS (amarelo) Latas de bebidas, alimentos e biscoitos, bandeja e panelas, ferragens, grampos, fios elétricos, marmitas, alumínio, cobre e aço, latas de produtos de limpeza, tubos de pasta de dente.

Como já dizia Lavoisier "Na natureza nada se perde, nada se cria tudo se transforma". E a reciclagem torna-se essencial para a economia de recursos naturais como por exemplo água e energia, recursos estes cada vez mais escassos, e sobretudo para a diminuição do impacto ambiental causados pelo lixo gerado.

Redução do consumo de Energia

Trocar todas as lâmpadas que fiquem ligadas por mais de quatro horas por fluorescentes compactas, pois elas reduzem em até 80% o consumo de energia;
Apague a luz quando não estiver ninguém usando um dos cômodos da casa;
Não deixar eletrodomésticos ligados desnecessariamente, tais como: rádios, vídeo-game, TV, ar-condicionado etc;
Não deixar a porta da geladeira aberta por muito tempo. Ela gasta quase 1/3 de toda energia que você consome;

Não acender lâmpadas durante o dia.

Redução do Consumo de Água
Fechar a torneira enquanto ensaboa as mãos;
Fechar o chuveiro quando estiver se ensaboando;
Providenciar, o mais rápido possível, o conserto de qualquer torneira e tubulação de água que esteja desperdiçando-a;
Não dar descargas desnecessárias;
Não esperar esquentar a água para entrar embaixo do chuveiro;
Usar balde para lavar carros e calçadas.

Reportagem: ONG SEU LIXO
SITE: http://www.doeseulixo.org.br

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More