terça-feira, 12 de outubro de 2010

Empresário transforma lixo em energia elétrica em fazenda na Amazônia

Reportagem: Jeniffer Silva

Um empresário de Manaus, no Amazonas, está produzindo energia elétrica por meio de uma usina cuja matéria orgânica é encontrada no lixo e em estações de tratamento de resíduos.

Veja o site do Jornal Das Dez

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pouco mais da metade das cidades brasileiras despeja lixo em locais abertos. No Pará, o índice é maior que 90%. Manaus é a primeira cidade brasileira em que as novas construções precisam ter rede de tratamento de esgoto.

A fazenda do empresário Fernando Garcia aproveita o resíduo gerado por uma escola do município, por exemplo. Ele também utiliza o esgoto produzido a partir do dejetos de cabritos e o lixo orgânico recolhido nas ruas.

Seca no Amazonas atinge 40 mil famílias e coloca 25 cidades em emergência Círio de Nazaré reúne 2,5 milhões de pessoas no Pará Programa na Ilha do Marajó conserva búfalos ameaçados Operação no Pará encontra fábrica clandestina de palmito em conserva Urubus interrompem voos diurnos em aeroporto no Amazonas

Tudo vai para uma usina que aproveita o calor do sol para transformar o material orgânico em energia elétrica. "O projeto implantado no conceito de uma cidade poderia reduzir em até 60% o volume do lixo destinado a um aterro sanitário", diz ele.

Na usina, o calor transforma o material orgânico em metano e hidrogênio, que servem de combustível para um motor que gera energia elétrica limpa. O protótipo montado na zona rural de Manaus terá capacidade para gerar energia suficiente para iluminar uma vila com 60 casas, por exemplo. A energia é produzida a partir da transformação de 50 toneladas de resíduos por dia.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More