sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Centro de Operações irá monitorar até o nível de poluição do ar no Rio


Reportagem: Jeniffer Silva

Técnicos irão dar alertas sobre pontos mais poluídos da cidade.
Prédio foi inaugurado

O Centro de Operações, inaugurado, na Cidade Nova, no Centro do Rio, irá, além de monitorar o funcionamento de toda a cidade, acompanhar a qualidade do ar.

Num telão de 80 polegadas, os operadores técnicos da Secretaria municipal de Meio Ambiente irão dar alertas sobre os pontos mais poluídos da cidade.

O objetivo do Centro, segundo a prefeitura, é alertar os setores responsáveis sobre riscos e medidas urgentes que devem ser tomadas em casos de emergência. Além disso, o edifício de três andares estará conectado a mais de cem câmeras espalhadas pelo Rio. No primeiro andar, funciona a sala de controle. Serão 70 operadores que vão ficar 24h por dia vigiando a cidade direto de telões.

"Aqui temos 30 órgãos conectados. Nós temos todas as informações relevantes para o dia a dia da cidade. Isso significa ar, chuva, situação do trânsito, obras, situação da ordem pública. Todas as informações chegam ao mesmo local e são tratadas pelos operadores. Isso garante uma resposta mais rápida aos incidentes na cidade", disse Carlos Roberto Ozório, secretário municipal de Conservação Pública.

A decisão de construir o prédio foi tomada depois das fortes chuvas de abril que alagaram o Rio. Ao todo, 400 pessoas vão se revezar em turnos no Centro de Operações. A parte administrativa funcionará no segundo andar, além da CET-Rio. No terceiro piso, haverá um auditório e a sala crise, onde serão decididas situações de emergência.

Para o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o Centro de Operações poderá influenciar na qualidade de vida de quem mora na cidade.

“A gente tem que cuidar da cidade. E acho que a prefeitura deu um primeiro passo para isso. Temos muito a aprender com esse centro. Mas as tecnologias e o mecanismo estão à nossa disposição. Ainda vamos incrementar esse centro e não tenho dúvidas que isso vai mudar aos poucos a qualidade de vida dos cariocas”, disse Paes.




O Centro de Operações fica na Cidade Nova, no Centro do Rio (Foto: Thamine Leta/

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More