sexta-feira, 26 de março de 2010

A população de peixes do Pantanal está crescendo

Ter uma produção de peixes sem ameaçar a natureza é a proposta dos pesquisadores da Embrapa. Em menos de oito meses, conseguiram produzir mais de quatro toneladas de cachara.

Uma notícia muito boa que chega do Centro-Oeste do Brasil. A população de peixes do Pantanal está crescendo. É o resultado do sucesso da criação em cativeiro, mas de uma forma diferente. Quem conta é a repórter Cláudia Gaigher.

De canoinha o pescador Américo de Souza cuida dos peixes. No Pantanal ele é conhecido por ‘doutor’. São 50 anos como pescador. E perto de se aposentar, está reaprendendo a pescar.

“Nós viajamos longe, três, quatro dias para pegar 500 quilos, 300 quilos de peixe. Aqui não, vai criar igual fazendeiro. Quando chegar o comprador é só vender”, contou.

É só passar a rede. Doze tanques foram instalados no meio do rio. Ter uma produção de peixes sem ameaçar a natureza no meio do Pantanal. Essa é a proposta dos pesquisadores da Embrapa. Em menos de oito meses, eles conseguiram produzir no pequeno trecho do Rio Paraguai mais de quatro toneladas de cachara, um peixe nativo dos rios pantaneiros.

“Você abastecer uma demanda por alimento com extrativismo, com peixe da natureza está se tornando impraticável, a demanda aumenta cada dia e os estoques naturais não conseguem sustentar essa produção, chegando a um custo muito elevado. A gente está produzindo proteína de primeira qualidade em larga escala”, explicou o biólogo da Embrapa, Flávio Nascimento.

No laboratório, os testes de qualidade da carne foram animadores. “As análises feitas para cor e para maciez do produto já mostram que ele tem as características próximas das que existem no mercado”, afirmou o veterinário da Embrapa, Jorge Lara.

A pesquisa também vai tentar melhorar geneticamente os peixes para engordar mais rápido. As quatro toneladas retiradas dos tanques foram distribuídas em projetos sociais de Corumbá. O próximo passo é definir quais áreas poderão ter o cultivo de pescado.

“Isso vai demandar o que a gente chama de zoneamento de áreas piscícolas do Pantanal, para que, depois, os órgãos ambientais possam licenciar essa atividade de criação de peixes dentro do Pantanal”, disse a bióloga da Embrapa, Emiko Resende

Em média, cada brasileiro consome menos de 7 quilos de peixe por ano. O mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde são 12 quilos.

Reportagem:Cláudia Gaigher
Foto: Ademir Andrade

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More