sábado, 3 de abril de 2010

Reciclagem para salvar o meio ambiente

Reportagem: Bárbara Rodrigues

Garra
fas e
mais garra
fas. Isso é apenas uma parte de todo o lixo produzido pela população. Biscoitos, refrigerantes, sucos, leite, alimentos congelados, cremes, papel, plásticos, fósforo...todos esses objetos geram material poluente para o meio ambiente.

Onde será que vão parar todos esses resíduos? No lixo, não é! A maioria desses dejetos são transferidos para depósitos a céu aberto ou para locais chamados aterros sanitários.

O lixo sem tratamento adequado é colocado em depósitos a céu aberto e sofre um processo de decomposição por causa da ação da chuva, do calor, umidade e vira chorume (líquido escuro gerado pela degradação de resíduos com alto poder poluente). A queima desse material se transforma em gás metano, podendo poluir de forma irreversível os lençóis freáticos, o ar, a água, provocando inúmeras doenças e destruindo assim, o meio ambiente. Essas substâncias são altamente tóxicas a vida humana, ao meio ambiente e piora ainda mais o efeito estufa.
Cerca de 88% do lixo no Brasil vai parar em locais escolhidos pelo poder público. Mas, na maioria das vezes, esses restos não recebem tratamento adequado. Apenas 5% do lixo nos aterros são reciclados e reaproveitados. Atualmente a questão do lixo é um assunto de poder público e não mais apenas umsimples problema de prefeitura de um município. Todos têm um papel fundamental no combate a preservação ambiental e na diminuição de resíduos jogados na natureza.
Felizmente há tentativas para tentar amenizar o impacto do lixo no meio ambiente, através da reciclagem de objetos reutilizáveis e a transformação do lixo em energia.
Podemos perceber o quanto podemos aproveitar do nosso lixo . É só usarmos a criatividade e pensarmos a melhor forma de reaproveitar os materiais. Seja usando uma garrafa pet para fazer uma lâmpada de luz natural, uma lancha ou um puff. O lixo tem tantas utilidades, que quando a humanidade reconhecer o quanto a reciclagem pode ser útil, todos estarão ganhando em qualidade de vida e demonstrando amor ao meio ambiente. Preservar é amar e acreditar na vida.
LINKS RELACIONADOS:

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More