quarta-feira, 5 de maio de 2010

British Petroleum vai pagar a limpeza do óleo no Golfo do México

A empresa British Petroleum anunciou que vai pagar pela limpeza do óleo que se alastra pelo Golfo do México e busca alternativas inéditas para conter o vazamento, como mostram os enviados especiais Rodrigo Alvarez e Luiz Claudio Azevedo.

Se a mancha é a cada dia mais assustadora é porque nem o sistema de emergência nem os robôs foram capazes de fechar a válvula na base do poço.

Agora, o jeito é apostar em soluções que nunca foram testadas. Uma delas é aplicar uma espécie de detergente diretamente no local do vazamento para dissolver o óleo e manter grande parte dele no fundo do mar, o que vem dando certo.

Uma outra medida é a construção de uma câmara de 12 metros de altura, que vai ser colocada sobre o maior dos três vazamentos. Se funcionar, o petróleo será bombeado para um navio. Mas, se der errado, segundo especialistas, a estrutura de 125 toneladas pode destruir o que restou das tubulações e aumentar ainda mais a quantidade de petróleo que diariamente jorra no mar.

O desastre no Golfo do México começou há 13 dias, depois que uma plataforma explodiu e afundou. E a solução definitiva pode levar três meses e exige uma nova perfuração. Os engenheiros pretendem injetar cimento no interior do poço e, finalmente, bloquear a passagem do óleo.

Imagens exclusivas mostram em detalhes a mancha de petróleo, a 30 quilômetros da reserva ambiental do delta do Rio Mississipi.


Os especialistas estão apostando em soluções que nunca foram testadas: o uso de detergente e a construção de uma câmara de 12 metros de altura.

Por enquanto ninguém sabe ao certo precisar a dimensão do que pode acontecer caso todo esse petróleo chegue ao continente. Em poucas semanas, o vazamento que ainda continua, que dia após dias vai jogando petróleo no mar, pode ser um dos dez maiores da História.

A pesca foi proibida por dez dias numa região que vai da Louisiana até a Flórida, somando quatro estados americanos. Pescadores sem trabalho agora ajudam na limpeza do Golfo do México.

A grande preocupação de todos é com o vento forte e a correnteza. Afinal, são eles que vão determinar se a mancha chega à reserva ecológica ou continua vagando pelo mar.

Reportagem:Jeniffer Silva
Video:Youtube

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More