quarta-feira, 5 de maio de 2010

Onças dão susto em visitantes das Cataratas do Iguaçu (PR)


Em apenas 15 dias de trabalho, pesquisadores descobriram registros que provam que há pelo menos três onças pintadas vivendo na região.

Duas onças-pintadas descansam. São cenas raras de dois filhotes, flagrados no quintal de uma casa onde moram funcionários do Parque Nacional do Iguaçu. Apolônio Rodrigues coordena um projeto de preservação das onças nessa área.

“Desde que cheguei aqui, em 1990, raramente conseguimos ver onça nestas condições. Todo mundo estava vendo, menos eu, todo mundo toda hora. Agora eu vi e fotografei: provei que não é lenda a história dessas onças”, comemora Apolônio Rodrigues.

As onças pintadas – ameaçadas de extinção no Brasil - vivem na mata que abraça as Cataratas do Iguaçu. São animais geralmente difíceis de se ver, mas que tem aparecido com frequência no parque. Stephan Ferreira é funcionário de um hotel, mora há poucos metros das quedas. Dia desses, quando saía de carro, deu de cara com duas onças.

Esses relatos fizeram com que uma equipe de pesquisadores do Parque Nacional do Iguaçu partisse em busca de evidências da presença desses animais na mata que cerca as Cataratas do Iguaçu. Em apenas 15 dias de trabalho, eles descobriram registros que provam que há pelo menos três onças pintadas vivendo nesta região.

Seriam mãe e dois filhotes. Há pegadas por todo canto. É no rastro dessas marcas que os cientistas trabalham agora. Eles espalharam armadilhas pra capturar as onças e acompanhar tudo o que os animais fazem.

“Melhor informação que temos é quando os bichos estão livres na natureza. Vamos colocar colar com GPS para ter informações dos animais”, conta a bióloga Marina da Silva.

Reportagem:Jeniffer Silva
Video: Youtube.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More