segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pontos Turísticos da Amazônia

Por Alessandra Nunes

Carcereiro da Várzea

A cidade de Careiro da Várzea (AM), é um município com 23 mil habitantes pertencente a Região Metropolitana de Manaus e fica nas margens do rio Solimões. Para chegar à capital amazonense, é necessário pegar uma balsa que atravessa 10 km de água doce. As embarcações saem diariamente do Porto de Manaus ou em lanchas rápidas que saem do Porto do Ceasa, também em Manaus.
O município é tipicamente de várzea (95%), sendo o restante composto em áreas de terra firme.

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

O Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré se localiza na Praça da EFMM em Porto Velho- RO. O Museu reúne os pertences e objetos da Ferrovia do Diabo que foi construída no início do século XX. Constitui-se numa das principais atrações históricas de Rondônia, possuindo várias instalações que podem ser visitadas.
A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi uma das construções mais difíceis da engenharia mundial, ao lado da construção do Canal do Panamá - marcada pelo alto custo em vidas humanas.A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é uma ferrovia construída entre 1907 e 1912 para ligar Porto Velho e Guajará-Mirim, no atual Estado de Rondônia.
Ficou conhecida à época como a "Ferrovia do Diabo", devido à morte de milhares de trabalhadores durante a construção.

Manaus tem calçada com ondas

A calçada com design de ondas, não é uma característica exclusiva de Copacabana, no Rio de Janeiro. Em Manaus, a calçada do Largo São Sebastião também foi construída no mesmo estilo europeu, só que foi finalizada em 1901, ou seja, antes do calçadão de Copacabana. O calcetamento com pedras em formato irregular, geralmente de calcário e basalto é muito usado para formar padrões decorativos pelo contraste entre as pedras de distintas cores, na maioria das vezes em preto e branco. Esse lindo formato pode ser conferido também na magnífica cidade de Manaus.

Amazônia é finalista das sete maravilhas da natureza

Confira a reportagem no G1

Reportagem: Globo.com

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More