segunda-feira, 31 de maio de 2010

Flora desaparecendo

Por Ana Paula Braga

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), existe na Amazônia 472 plantas, das quais 24 são nativas do bioma amazônico. Entre elas estão o mogno, a castanha-do-Brasil – também conhecida como castanha-do-Pará – e o pau-rosa.

A região mais ameaçada é a mata atlântica, com 276 espécies, seguida pelo cerrado, com 131, e pela caatinga, que tem 46 vegetais em perigo. A lista é quatro vezes maior que a anterior, publicada em 1992, que reunia 108 espécies. Nenhuma planta que estava ameaçada de extinção nessa época saiu da lista.

Segundo uma nota publicada pelo ministério, o aumento das espécies ameaçadas se deve à pressão exercida pelo homem sobre as florestas e ao maior conhecimento científico sobre a flora brasileira.

O exército brasileiro atua na região da Amazônia para preservar o Meio Ambiente destas ameaças, porém todos os esforços ainda são poucos perante a atuação dos políticos e outras autoridades corruptas que se vendem pelo dinheiro e favores de empresários proprietários de madeiras ilegais e de outras indústrias que exploram ilegalmente os recursos naturais na região, e o que é pior, de forma descontrolada.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More