segunda-feira, 31 de maio de 2010

Fauna em extinção

Por Ana Paula Braga

A fauna brasileira é uma das mais ricas do mundo. Porém, existe um sério problema de desaparecimento das espécies a cada momento nas matas amazônicas. O desmatamento predatório e a poluição dos rios que provoca a morte dos animais marinhos, são uns dos fatores que contribuem para a extinção das espécies.

O tráfico ilegal de animais vivos é o terceiro maior negócio em contrabando depois de drogas e armas. Os traficantes vendem os animais capturados nas florestas para colecionadores privados, lojas de animais, zoológicos, circos e laboratórios de pesquisa. Esses traficantes movimentam anualmente no país cerca de U$ 20 bilhões de dólares.

A maioria dos especialistas em desvendar o tráfico animal concorda que a melhor estratégia é conscientizar os compradores e não os vendedores (pois o tráfico de animais é extremamente lucrativo pra eles).

Entre as devastações da Amazônia, a poluição é um fator muito forte. Assim como outros meios de destruição dos bichos, a poluição altera a cadeia alimentar dos animais, com isso pode haver o desaparecimento de uma espécie e superpopulação de outra. Vale lembrar que o desaparecimento de determinadas espécies da fauna interrompe os ciclos de muitas plantas.

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More