domingo, 11 de abril de 2010

Em São Paulo, James Cameron diz que vê Brasil como o 'líder de uma nova era'


Cineasta diz que próximo 'Avatar' terá tomadas feitas na Amazônia.
Com Sigourney Weaver, diretor esteve na cidade neste domingo (11).

O diretor James Cameron esteve em São Paulo neste domingo (11) ao lado da atriz Sigourney Weaver para promover o lançamento das versões em DVD e Blu-ray de “Avatar”.

Após plantar uma árvore pela manhã no Parque do Ibirapuera - como parte de uma nova campanha da produtora do filme-, o cineasta e a atriz, mais o produtor Jon Landau e o ator Joel David Moore, concederam entrevista coletiva à imprensa no final da tarde, em hotel de luxo, para responder a perguntas de jornalistas.

Alerta ecológico


Durante a coletiva, Cameron focou na mensagem ecológica por trás de “Avatar”. “É o momento de se abrir os olhos. O filme é uma reação emotiva, uma resposta de como a natureza nos vê.”

O cineasta explicou que estava muito curioso sobre a reação do público brasileiro em relação ao longa. “Vemos que o país de vocês pode liderar o caminho de uma nova era”, discursou.

Rapidamente, Cameron fez questão de esclarecer os boatos de que a sequência do filme será filmada no Brasil – recentemente ele esteve em Manaus, como palestrante de um fórum de sustentabilidade.


O cineasta James Cameron em coletiva para lançamento de 'Avatar' em DVD e Blu-ray em São Paulo neste domingo (11). (Foto: Daigo Oliva/Blog Ambiental/Site Pense Verde)

“Esses rumores não podiam ser verdadeiros, pois em “Avatar” os cenários são 100% digitais. Mas, depois de conhecer a floresta amazônica, diria que são grandes as possibilidades de fazermos captações de imagens, inclusive áreas, para o próximo filme”, explicou.

O diretor também adiantou que as cenas da viagem a Manaus irão aparecer em um documentário de outra edição em DVD e Blu-ray de "Avatar", que será lançada em novembro. A versão que chega às lojas no próximo dia 22 de abril não tem extras, ao contrário da que sairá futuramente, com bastidores de gravações e 35 minutos de filme inéditos.

Onda 3D


Durante a coletiva, Cameron aproveitou para criticar a adesão em massa à tecnologia 3D no cinema. Segundo o próprio “Avatar” deixou Hollywood "excitada” acerca do potencial comercial da tecnologia.

“3D deve ter tratado como um conteúdo premium. Se filmes que amamos como ‘Guerra nas estrelas’ e ‘Indiana Jones’ ganharem versões em 3D, que isso seja feito com cuidado. Agora, se você quer realizar um novo filme no formato, filme com câmeras em 3D. Apenas fazer a conversão depois é muito desleixo.”

O diretor acredita que o lançamento de “Avatar” irá impulsionar a venda de tocadores de Blu-ray. No mercado brasileiro foram encomendadas 35 mil cópias para a pré-venda - um recorde de mercado. Cameron não acredita que a pirataria irá atrapalhar o lançamento doméstico do filme.

Pirataria não assusta

“Existe uma curiosidade: ‘Avatar' é a maior bilheteria da história, mas também o filme mais pirateado de todos os tempos. Ainda há filas para vê-lo nas salas iMax dos EUA. A experiência de ir ao cinema e querer ver algo com qualidade (de imagem e som) voltou”.

Cameron não revelou projetos futuros, mas adiantou que a tecnologia chegou ao seu ápice com “Avatar”. “Chegamos a um ponto que o nosso único limite é a imaginação”, finalizou.


O diretor James Cameron e a atriz Sigourney Weaver em entrevista à imprensa em São Paulo neste domingo (11) (Foto: Daigo Oliva/Blog Ambiental/Site Pense Verde)

Reportagem: Jeniffer Silva

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More