quarta-feira, 7 de abril de 2010

Temos que nos preparar para o futuro


Estamos despreparados. O que esperar para o futuro? É bom termos uma noção do tamanho da tragédia. Desde que começaram as chuvas, de novembro para cá, já morreram mais de 300 pessoas no Brasil, em sete estados. É mais que a queda de um Boeing lotado.
O que está acontecendo é grave. Os climatologistas dizem que o futuro será pior. Ou seja, eventos extremos, como grandes chuvas e secas prolongadas, vão acontecer com mais frequência, por causa das mudanças climáticas. Isso é para já.

Se perguntar para um climatologista se isso que está acontecendo é mudança climática, ele vai dizer que tem que pesquisar. Mas o que os especialistas dizem é que o cenário como esse, em que uma grande massa de ar quente estava estacionada sobre a região, a temperatura do oceano mais alta e o encontro com uma frente fria provoca chuva.
A geografia do Rio de Janeiro, com montanha e mar, é outro detalhe. As montanhas do Rio têm uma pequena parte de terra. Com a chuva, a terra encharca e cai. As encostas são um problema sério.
Os climatologistas avisam que a temperatura dos oceanos vai aumentar. Temos que nos preparar para o futuro. Se no presente perdemos 300 vidas por causa da chuva, o que será do futuro?

O prefeito disse que vai tirar as pessoas das encostas. Mas não são só os pobres. No Rio de Janeiro, a classe média também está instalada em áreas de risco. O poder público tem que saber impor a lei a todos.

Reportagem: Miriam Leitão
Em sua coluna Globo.com

0 comentários:

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More